Por Roney Domingos, G1
Texto divulgado um dia após oscilação na rede recicla boato de cobrança. WhatsApp reitera que não cobra e não manda mensagens diretas a usuários.
Um dia após a pane que afetou o Whatsapp por algumas horas,
uma mensagem tem circulado no aplicativo dizendo que ele vai ser
encerrado e que o usuário terá de pagar para abri-lo. Não é verdade.
O texto diz que a mensagem precisa ser enviada para toda a lista de contatos. Caso contrário, a conta será excluída.
O Whatsapp diz que nunca envia mensagens diretas aos usuários, que o
aplicativo é gratuito e que o usuário não precisa fazer nada para
continuar utilizando-o de graça.
Veja o que diz a mensagem falsa:
"Amanhã, às 6 horas eles estão terminando WhatsApp e você tem que pagar
para abri-lo, isso é por lei Esta mensagem é para informar todos os
nossos usuários, nossos servidores foram recentemente muito
congestionados, por isso estamos pedindo que você nos ajude a resolver
este problema. Exigimos que nossos usuários ativos enviem esta mensagem
para cada uma das pessoas da sua lista de contatos para confirmar nossos
usuários ativos que usam o WhatsApp. Se você não enviar esta mensagem
para todos os seus contatos, o WhatsApp começará a cobrar. Sua conta
permanecerá inativa com a conseqüência de perder todos os seus contatos.
Mensagem de Jim Balsamic (CEO da WhatsApp), tivemos um uso excessivo de
Nomes de usuário no whatsapp Messenger. Nós Estão a solicitar a todos
os utilizadores que Para toda a lista de contatos. Se vocês Não
reencaminhar esta mensagem, teremos Como sua conta é inválida e será
excluída dentro das próximas 48 horas. Por favor NÃO ignore esta
mensagem ou whatsapp Não reconhecerá mais a sua ativação. Se você deseja
reativar sua conta depois."
Um detalhe que reforça a falsidade da mensagem é que ela apresenta
erros de ortografia. Além disso, parte do texto não é novo - o trecho
foi apenas remodelado. E já foi desmetindo pelo próprio Whatsapp.
assessoria
não diz o motivo da pane, mas afirma que ela já foi resolvida e pediu
desculpas a todos os usuários pela inconveniência.
Sobre os boatos compartilhados após a falha, o WhatsApp diz que tem uma
cartilha com dicas para identificar mensagens duvidosas.
Comentários
Postar um comentário