Juiz determina reintegração de posse do Horto Florestal de Ipiaú

Área foi ocupada no dia 28 de março (Foto: Giro Ipiaú)
O Juiz de Direito da Comarca de Ipiaú, Dr. Hilton de Miranda Gonçalves, concedeu liminar pela reintegração de posse da área do Horto Florestal de Ipiaú ocupado na semana passada (ver aqui) por um grupo de pessoas residentes nessa cidade sob a alegação de que necessitavam de moradias. A decisão foi anunciada na tarde dessa quarta-feira (05) e será publicada no Diário Oficial do Estado. 
Reintegração deve ser imediata (Foto: Giro Ipiaú)
De acordo com o documento publicado no site do TJ-BA, a reintegração deve ser imediatamente estabelecida retirando-se do local toda e qualquer construção existente, já que trata-se de área de preservação ambiental. A ação da retirada deverá ocorrer com o auxílio da Policia Militar “que deverá utilizar de toda a cautela e técnica não conflituosa afastando e alertando aos invasores a impossibilidade do retorno, sob pena de medidas legais mais severas”. A medida se revela urgente, tendo em vista que os ocupantes ainda não instalaram residências, mas ocuparam o local com barracos, aparentemente para auxiliar nos atos de ocupação, indicando ações recentes. 
Área do Horto Florestal foi demarcada pelos invasores (Foto: Giro Ipiaú)
De acordo com o texto da decisão, houve derrubada de árvores no local sem qualquer conhecimento ou autorização do Poder Público Municipal e Federal. O juiz oficializará à delegacia de polícia local para que seja instaurado procedimento investigatório para apurar crime ambiental e identificar os responsáveis pela derrubada de árvores e destruição do local de preservação ambiental. O pedido de reintegração de posse foi solicitado pela Procuradoria Jurídica do município de Ipiaú, através do advogado Roney Ribeiro dos Santos Carvalho. (GIRO/José Américo Castro)

Comentários