Ipiaú: Rua 13 de maio e sua atual realidade


04
Gislane Souza Batista, 25 anos, casada, mãe de cinco filhos vive praticamente na corda bamba. Ela pediu a reportagem do Informe uma ajuda para divulgar a situação precária que se encontra a sua residência na rua 13 de maio, bairro Euclídes Neto e o risco que a família corre todos os dias no local. “As paredes da casa estão balançando e parece que vai cair. Morremos de medo de um acidente acontecer com meus filhos aqui dentro” confessou Gislene com a voz trêmula. Em outros cômodos da casa, a exemplo da área de serviço, Gislene mostrou madeiras podres que dão sustentação a um telhado improvisado correndo risco de desabar.
MAIS RISCO
DSC_1016
A realidade de Gislene é a mesma de muitas famílias da 13 de maio em Ipiaú, onde o risco de um acidente doméstico é algo constante no convívio da comunidade. E a situação já foi ainda muito pior, não fosse uma obra de taludamento que está sendo realizada no local.
OBRA DE TALUDAMENTO NA 13 DE MAIO
0TAB
Parte concluída da obra
Uma obra de contenção de encosta ou taludamento realizada pela prefeitura de Ipiaú, na rua 13 de maio tirou os moradores locais do “Deus nos acuda”. Em dias de chuva era um verdadeiro filme de terror. O barranco formava uma cachoeira de lama que invadia as casas localizadas na parte de baixo do terreno causando inúmeros transtornos. Feita com recursos próprios, o valor utilizado na obra chama a atenção por ser considerado baixo, devido a proporção da trabalho. R$87.000,00(oitenta e sete  mil reais)e mais um pequeno aditivo de complemento  foram os recursos suficientes para Bino Engenharia e Canrobert Almeida utilizar da Bio Arquitetura, uma forma sustentável de construção, para oferecer aquela comunidade mais dignidade na moradia.
Parte em andamento da obra
                                                     Parte em andamento da obra
Quanto a satisfação dos moradores, apesar de não ser uma unanimidade, certamente levou um importante benefício somado ao cuidado do professor de Bio Arquitetura Canrobert Almeida que diz ao Informe alguns dos detalhes da obra. “Todas as casas ganharam um acesso particular com escadas, as residências que tem cadeirantes ou motocicleta, inserimos rampas, fizemos um paisagismo baseado no conceito da sustentabilidade, com coentro, cebolinhas e outras hortaliças. Implantamos espaços de convívio, luminárias e pequenas praças para a comunidade”, explica. (Informe Ipiaú)
Reportagem
Depois do período dos festejos juninos o Informe vai apresentar uma entrevista em que Canrobert Almeida vai falar sobre o trabalho que desenvolve pelo Brasil, assim como relatar alguns segredos da  Bio Arquitetura e como essas atividades vem revolucionando o conceito de construção através da preservação do meio ambiente, da sua eficiência e do baixo custo.

Comentários