População bairronovense resgata a tradição do Judas, queimando boneco

A queima ou malhação do Judas é um costume cristão que acontece em todo o mundo, desde a idade média, no Sábado de Aleluia, conforme a tradição católica. Em todas as manifestações, o Judas é representado por um boneco gigante, criado para exorcizar as mazelas cotidianas na figura do traidor de Jesus.
Deixada de lado por muitos anos, e quase esquecida pela população de Ipiaú, durante as comemorações da Semana Santa, a queima do Judas, aconteceu neste sábado de aleluia na avenida são Jose bairro novo pelo diretor da ACB Lucivaldo ferreira popular lelinha em parceria com a comunidade que pediu o resgate desta tradição com um boneco de dois metros de altura, feito de madeira, tecido e vestido com calça, camisa e sapatos preenchido com folhas de bananeira, capim seco e bombas.
O evento teve inicio a partir das seis horas da tarde com brincadeiras e apresentação da quadrilha passo errado da Rua David Souza e a queima do Judas ocorreu as zero hora

De acordo com o presidente da ACB Fabio ferreira, a Semana Santa é um momento que reúne história, tradição e fé. “Tão importante quanto outros eventos populares como o Carnaval, a Semana Santa é a festa da manifestação da fé, mantendo viva na memória do povo o sofrimento de Cristo pela nossa Salvação e é um momento de reflexão para um novo tempo de prosperidade e realizações em Deus misericordioso”.  
Fabio ressalta ainda a importância de elevar a auto-estemas da comunidade. “Aproveitamos desse período de introspecção para resgatar na comunidade o sentimento de pertencimento da comunidade com a associação. Vamos dar as mãos e unidos construir um novo tempo de prosperidade e com qualidade de vida e desenvolvimento humano

Comentários