Los Angeles - Um estudo divulgado nesta quarta-feira e realizado por
pesquisadores das universidades de Yale e de San Diego afirma que o Facebook não é apenas uma rede social que conecta pessoas, mas também é uma ferramenta capaz de contagiar as emoções.
O artigo publicado na revista científica "PLOS ONE" foi feito em
parceria com os funcionários do Facebook. Ele tomou como referência
mensagens de milhões de usuários da rede social e os relacionou com
dados meteorológicos por cidades.
Os resultados mostraram que nos dias
de chuva o número de publicações no Facebook com expressões positivas
cai 1,19%, e as mensagens negativas aumentam em 1,16%.
"Embora os efeitos sejam pequenos, o seu significado estatístico é o
que importa", constataram os autores do estudo intitulado "Detecting
Emotional Contagion in Massive Social Networks" (algo como "Detectando
contágio emocional em redes sociais de massa").
A análise foi um passo além e revisou o impacto que essas publicações
tinham no Facebook na rede de contatos dos usuários e achou que "por
cada pessoa afetada diretamente, a chuva altera a expressão emocional de
entre uma e duas pessoas mais", mesmo que faça bom tempo no lugar onde
mora.
O estudo determinou que as emoções positivas se amplificam mais
facilmente que as negativas através do Facebook, e que estas são
especialmente contagiosas em períodos de férias e fins de semana,
especialmente em datas como Natal, Ano Novo, São Valentim, 4 de julho
(festa da Independência dos Estados Unidos) e Ação de Graças.
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