PODE TER NOME SUJO NO MINHA CASA MINHA VIDA?

Uma das principais dúvidas que recebemos diariamente no site é se quem tem o nome sujo (SPC, Serasa, etc) pode se inscrever no Minha Casa Minha Vida, a resposta para essa pergunta precisamos entender que o MCMV possui duas fases voltados para públicos completamente diferente, a fase 1 do Minha Casa Minha Vida é destinado para famílias com renda máxima de R$1.600,00 e tem carácter social, ou seja é um programa habitacional feito para tirar de áreas de risco e ajudar as pessoas mais carentes na conquista da casa própria. Já a fase 2 é voltado para quem ganha acima de três salários mínimos. Agora vamos responder a pergunta dessa matéria em questão.
Minha Casa Minha Vida I (fase 1)
O MCMV 1 é voltado para famílias de baixa renda e em situação de risco, portanto o programa não exige tanto dessas famílias. Não há impedimento em ter restrição no nome. Também não é exigido muita comprovação de renda, inclusive são aceitos profissionais autônomos. O único impedimento dessa fase é já possuir algum imóvel ou ganhar acima do valor máximo permitido pelo programa Minha Casa Minha Vida 1 que é três salários mínimos.
Minha Casa Minha Vida II (Fase 2)
Voltado para famílias com renda de três a no máximo dez salários mínimos. Nesta fase não pode ter o nome sujo (SPC, SERASA, etc). É feita análise de crédito e é preciso comprovar renda. Esta fase é mais similar a um financiamento habitacional comum, existe uma burocracia parecida, porém as taxas de juros são menores e você recebe subsídio do governo federal para compra da sua casa própria. O financiamento pode ser feito em no máximo 360 meses para pagar.
Concluindo
Na primeira fase do Minha Casa Minha Vida não há problemas em ter o nome sujo, porém na segunda fase a pessoa que vai financiar precisa ter o nome sem restrições. Se a sua família é grande a documentação deverá ser feita da pessoa que comprovar a maior renda e que não tiver restrições no nome.
Regular na Receita Federal
Para ambas as fases é necessário que o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) esteja regular na Receita Federal. Consulte aqui se o seu CPF está regular. Caso não esteja você deve fazer a regularização junto a Receita Federal pois um dos principais documentos do cadastro e do financiamento é o CPF do responsável pelo financiamento.


Comentários