Ricardo Feltrin
Colunista do UOL
Colunista do UOL
Para quem sempre achou que o público em geral do "Big Brother" é
formado por pessoas de pouca escolaridade e/ou integrante das escalas
sociais inferiores, números obtidos pela coluna Ooops! jogam por terra
essa teoria. Sim, a maioria do público que assiste ao reality show da
Globo, que já está em sua 14ª edição, é formada por pessoas de classe AB
--em tese, as classes mais educadas e favorecidas.
Ao menos 42% dos telespectadores que vêm acompanhando o "BBB14"
pertencem à classe AB -- a mais qualificada e valiosa para anunciantes.
Em seguida vem o público identificado como classe C1 (média ascendente),
que soma 32%. A classe C2 vem em terceiro com 21% e, por último, as
classes D e E, que atingem apenas 6% do universo de telespectadores.
Os números foram obtidos na pesquisa Ibope Media WorkStation/Breaks
Controle da Concorrência . A medição foi feita na Grande São Paulo
--principal mercado publicitário do país.
Um dado curioso mostra
que o público formado pelas classes D e E caiu nos últimos dois anos,
inclusive. No "BBB12" ele chegava a 8%. Já o públlico AB subiu de 39%
(BBB12) para 42% este ano.
Mulheres são a principal platéia do
programa e somam 63% do público, contra 37% de homens. O programa tem
telespectadores em praticamente todas as faixas etárias, inclusive entre
crianças de 4 a 11 anos. O programa não é recomendado para menores de
12 anos.
A maior faixa etária que prestigia o programa vai dos
35 anos até acima dos 50 (no total, 54%). Dos 25 aos 34 anos o público
médio é de 20%; dos 18 aos 24 é de 11%; e dos 12 aos 17% soma 8%.
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