Procurador anuncia 70 ações por infidelidade partidária na Bahia




Nesta quinta-feira (14), o procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, afirmou que até a próxima segunda-feira (18) cerca de 70 ações serão ajuizadas na Bahia por infidelidade partidária.Na mira da justiça eleitoral, estão vereadores e deputados estaduais que trocaram de partido contrariando o que determina a lei.
“Quem tem que ajuizar a ação informando a mudança de partido do candidato é o próprio partido, mas o que nós observamos é um acordo. O partido libera o candidato, o candidato libera o partido, e fica um acordo entre amigos, o que é proibido. Se a legenda, em 30 dias, não ajuizar a ação, a legislação diz que cabe ao Ministério Público eleitoral fazê-lo, e nós estamos atentos a isso”, disse o procurador.
Em 2011 foram ajuizadas, na Bahia, 282 ações por infidelidade partidária, o terceiro maior número do país na época.Em Itabuna, vereadores tambem mudaram recentemente de partido e se filiaram ao Partido Republicano da Ordem Social (Pros) .Os casos mais complicados são os de Valter Socorrinho (PTN) e Carmem do Posto Médico (PR).
(Resenha da Cidade)

Comentários