Prefeituras baianas fecham em protesto por crise financeira; há quem diga que os prefeitos é que devem parar de roubar


Mais de 200 prefeituras baianos adeririam ao movimento SOS Municípios e vão fechar as portas nesta sexta-feira, 25, em protesto contra a grave crise financeira enfrentada pelas administrações municipais. Apenas os serviços básicos estarão funcionando. O movimento é liderado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e tem o propósito de pressionar o Senado Federal a acelerar a aprovação da PEC 39/2013, que amplia o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
 A aprovação da emenda é aguardada por boa parte dos 417 municípios baianos, que têm o FPM como única fonte de receita. A PEC prevê que a União distribuirá mais 2% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ao FPM, a serem repassados no primeiro decêndio do mês de julho de cada ano. Com isso, serão injetados R$ 7,5 bilhões nos cofres municipais.
O POVO – Uma série de mensagens foram enviadas para a redação do Informe com opiniões acerca do tema desta matéria. Na maioria delas, não há motivos relevantes para esta postura dos prefeitos. Segundo relatos da maioria, quem devem parar atividades são os prefeitos que utilizam da corrupção como uma forma de gerir o município. Desvio de verbas públicas, fraudes em licitações são ações corriqueiras e que devem ser banidas da política. Se todos os gestores aplicassem corretamente a verba municipal, estadual e federal, nada disso estaria ocorrendo. Pra se ter uma ideia, em Ipiaú foi inaugurado um laboratório de prótese dentária e após anos, nenhum dente, chapa, ou algo parecido foi posto no sorriso de quem precisa. É pra rir ou pra chorar.
fonte.informe

Comentários