Acidentes de trânsito geram um gasto de 200 milhões ao SUS

Dados do IBGE revelam que o trânsito no Brasil mata 43 mil pessoas por ano, número três vezes maior do que a guerra civil na Síria. Um outro levantamento do Ministério da Saúde, sobre internações hospitalares e gastos com tratamento, mostram ainda que os acidentes de trânsito geraram um gasto  de R$ 200 milhões aos cofres públicos em 2011. O agravante é que, das internações, 48% envolveram motociclistas. As causas mais comuns são: direção perigosa e a condução de motos por pessoas alcoolizadas. 
Visando debater propostas para prevenção desses acidentes e a redução da morbimortalidade e violências no trânsito, acontece entre os dias 22 e 24 de maio, no Hotel Vila Velha, o Workshop Vida no Trânsito, que contará com representantes das Secretarias de Saúde e de Órgãos de Trânsito da região Norte/Nordeste. 
O evento integra a mobilização do Comitê Gestor do Projeto Vida no Trânsito de Salvador, instituído pelo prefeito ACM Neto, cujo desafio é reduzir em 50% os índices de mortos e feridos no trânsito até 2020 através de medidas de prevenção, com a participação de todas as esferas de poder e da própria sociedade. 
A iniciativa é capitaneada pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, Subcoordenação de Informação em Saúde e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192. Representantes das Secretarias Municipais de Urbanismo e Transporte – SEMUT e de Infraestrutura e Defesa Civil – SINDEC, do Departamento de Trânsito da Bahia - DETRAN e da Superintendência Trânsito e Transporte do Salvador – TRANSALVADOR, também integram o grupo.

Ascom SMS

Comentários