A Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor
(Procon) divulgou o ranking das empresas que mais receberam reclamações
em 2012. O Itaú-Unibanco passou do 3º lugar em 2011 para a liderança no
ano passado, com 1.108 reclamações no total, sendo 647 delas não
atendidas. A Claro deu um salto no ranking, passando do 16º lugar para a
vice-liderança, com 1.006 reclamações, sendo 208 não atendidas.
O
terceiro colocado foi o Grupo Bradesco, líder do ranking em 2011. O
banco recebeu um total de 976 reclamações, sendo que 590 não foram
atendidas. O maior salto entre as dez primeiras colocadas foi registrado
pela BV, que subiu 19 posições, passando do 25º em 2011 para o 6º em
2012. No
ranking por setores, a área de produtos ficou na liderança, com 9.795
reclamações. Na sequência aparecem assuntos financeiros, com 7.642, e
serviços privados, com 5.021.
Na outra ponta da tabela está o grupo
alimentação, com 76 reclamações, habitação, com 774, e saúde, com 1.479.
De
acordo com o comunicado, o Procon divulga os 50 fornecedores que mais
geraram reclamações fundamentadas - aquelas que não foram solucionadas
na fase inicial do atendimento. No ano passado, foram registradas
602.611 reclamações, queda de 17% ante 2011. Destas, 79% foram
solucionadas, sendo as restantes consideradas como reclamações
fundamentadas.
Confira a lista das dez empresas que mais receberam reclamações em 2012:
1- Itaú-Unibanco - 1.108
2- Claro - 1.006
3- Bradesco - 976
4- Vivo - 967
5- B2W - 718
6- BV - 621
7- Carrefour - 595
8- Grupo Oi - 586
9- Eletropaulo - 576
10- Santander Real - 568
1- Itaú-Unibanco - 1.108
2- Claro - 1.006
3- Bradesco - 976
4- Vivo - 967
5- B2W - 718
6- BV - 621
7- Carrefour - 595
8- Grupo Oi - 586
9- Eletropaulo - 576
10- Santander Real - 568
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