Mais de mil crianças devem passar por mutirão de cirurgias na Bahia

Mais de mil cirurgias pediátricas devem ser feitas pelo Hospital Martagão Gesteira, localizado no bairro do Tororó, em Salvador, até o final do mês de maio. Desde o início de março, a unidade hospitalar realiza um mutirão de procedimentos deste tipo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
As cirurgias são nas áreas de otorrinolaringologia, ortopedia e cirurgia geral, e atendem a crianças de até 14 anos. Os jovens interessados em marcar o procedimento devem ir até o hospital portando o cartão do SUS, comprovante de residência e certidão de nascimento, ou identidade.  
 “Fazemos exame físico, depois solicitamos exames complementares e em média em uns 15 dias está sendo submetido a cirurgia”, explica o cirurgião José Carlos Magalhães. Até esta sexta-feira (15), 60 cirurgias tinham sido feitas e mais de 400 pessoas inscritas no mutirão.
 O pequeno Weslei, de nove anos, sofre com problemas na garganta e foi ao Hospital Martagão Gesteira com a mãe, Daniane Souza, nesta sexta-feira, para tentar marcar uma cirurgia. “Ele acorda de madrugada se batendo, me gritando, faltando ar. É demais. Todo dia é assim. Quero conseguir essa cirurgia pra ele”, afirma a mãe.

Comentários