Apesar do
avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio
continua a ser um dos principais veículos de informação dos brasileiros.
Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
(Abert), o rádio – que comemora nesta quarta-feira (13) seu dia mundial –
está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a
televisão, que tem penetração de cerca de 97%. Segundo a Agência Brasil,
o país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento,
incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é
mais que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério
das Comunicações.
Nos
estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os maiores
números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.
Aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua programação
pela rede mundial de computadores. Para o ministro das Comunicações,
Paulo Bernardo, o rádio faz parte da cultura dos brasileiros e não
perderá espaço porque está acompanhando a evolução do setor. “Neste
momento especial de transformações tecnológicas e do aparecimento de
outras mídias, o rádio segue firme no nosso dia a dia porque também se
transformou”, diz.
Bahia Notícias
Comentários
Postar um comentário