Oposição pede a Procuradoria-Geral da República que investigue envolvimento de Lula no mensalão

Segundo a oposição, Lula poderia estar por trás de toda a “engrenagem criminosa”
Os presidentes do PPS, deputado Roberto Freire (SP), do PSDB, Alberto Goldman (SP), e do DEM, senador José Agripino Maia (RN), ingressam, na próxima terça-feira (06), com representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja aberta uma investigação para apurar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema do mensalão. 
Segundo a representação, Lula poderia estar por trás de toda a “engrenagem criminosa” do mensalão. 
Os partidos de oposição alegam que o ex-presidente tinha “íntima” relação com o então ministro José Dirceu e defendem o  raciocínio da teoria do domínio do fato, que foi utilizada no caso de Dirceu.
Lula foi o principal beneficiário do esquema do mensalão; teria sido seu mandante também? Esta é uma pergunta que todos os brasileiros se fazem e que precisa de resposta”, disse Freire ao explicar por que propõe a representação.  
Ele explicou que desde as revelações do publicitário Marcos Valério à Veja os oposicionistas queriam propor a representação, mas não queriam correr o risco de atrapalhar o julgamento. Nesta quarta-feira (01) também foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo que o operador do esquema prestou depoimento ao Ministério Público, no mês de setembro, citando Lula e o ex-ministro Antônio Palocci no esquema do mensalão. 
Revelou ainda que fez outras remessas de dinheiro ao exterior. Temendo ter o mesmo destino do prefeito petista Celso Daniel, assassinado em 2002, Valério pede para ser incluído no programa de proteção à testemunha.

Comentários