A modernização da
frota de aeronaves à disposição da Presidência deverá ser completada em
2013, com a chegada do segundo helicóptero VH-36 Caracal ao GTE (Grupo
de Transporte Especial) da Força Aérea Brasileira. A primeira unidade
foi entregue na semana passada e usada pela primeira vez por Dilma
Rousseff anteontem. O modelo, uma versão VIP do helicóptero
de transporte médio EC-725 da francesa Eurocopter, faz parte do
cronograma de entregas previsto no acordo militar Brasil-França,
assinado em 2009.
Cinquenta aparelhos serão entregues até 2017 para uso
nas três Forças --dois para uso presidencial. O custo é de R$ 5,2
bilhões, mas isso não significa um valor unitário, já que embute
logística e transferência tecnológica para produção nacional, que ocorre
na brasileira Helibrás, subsidiária da Eurocopter. O GTE realiza o
transporte da presidente, do vice, dos ministros e de autoridades do
Legislativo e do Judiciário.
O governo também discute, como a
Folha mostrou em maio, a compra de um novo avião de longo alcance --o
atual Airbus-319, o Aerolula, é moderno, mas não voa à Europa sem
escala. O Caracal substituirá o Super Puma, também da Eurocopter, usado
desde 1992. O perfil do serviço à Presidência segue o padrão de outros
países com regimes semelhantes. EUA, França, México e Rússia também
contam com avião principal de longa distância, aviões secundários,
helicópteros e jatinhos.
Como superpotência, os EUA têm não um só avião
principal, mas dois. Utilizando helicóptero, Barack Obama sempre voa com
ao menos cinco aparelhos iguais que trocam de posição, para despistar.
Suas aeronaves têm medidas contra mísseis dispensadas, por ora, aqui. - Folha.
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