Pular para o conteúdo principal

IPIAÚ SEDIARÁ SEMINÁRIO SOBRE CACAU CABRUCA


 
Acontece na próxima terça-feira (05/05), no município de Ipiaú, o I Seminário de Sensibilização da Identificação Geográfica do Cacau Cabruca Sul da Bahia. O evento que será realizado no Parque de Exposições José Thiara, a partir das 8h30, é destinado aos produtores de cacau do Território Médio Rio de Contas e tem como objetivo sensibilizá-los em prol da importância do reconhecimento da Indicação de Procedência (IP) do cacau produzido na região. A IP é uma modalidade de IG dada a um produto ou serviço, relacionando-o essencialmente, a fama de um local onde este é produzido (tradição de produção, extração ou fabricação). 
Na oportunidade acontecerão diversas palestras sobre o tema entre elas a apresentação da “IG Cacau Cabruca Sul da Bahia conceitos e propostas para nossa região”, que será ministrada pela bióloga e Secretária Executiva Adjunta do Instituto Cabruca, Adriana Reis. “Com a IG, os produtores de cacau da região sul da Bahia passam a ter muitos benefícios que incluem além de uma maior visibilidade internacional; a proteção de um patrimônio nacional e econômico; a qualificação do capital humano; o acesso a novos mercados, através de uma marca coletiva e de renome; a agregação de valor ao produto de cacau da região.”, declara Adriana Reis. 
Na oportunidade, ainda serão realizadas apresentações sobre a experiência da IG – Uva e Manga do Vale do São Francisco, para demonstrar um caso prático de IG no Brasil. E uma apresentação da COOPAG – Cooperativa Agrícola de Gandu que trará a experiência exitosa do assiciativismo e cooperativismo na região. Para encerrar acontecerá um debate com o publico presente no evento. 
Os interessados em participar devem entrar em contato com o Instituto Cabruca, através do telefone (73) 3633-6899 ou com a AGIIR ligando para (73) 9818-2845 ou (73) 9112-7677. 
O evento é uma realização do Comitê Gestor do processo de Identificação Geográfica do Cacau Cabruca Sul da Bahia composto pelo Instituto Cabruca, Associação dos Produtores de Cacau (APC), IF Baiano, MAPA, CEPLAC, Associação dos Gestores de Ibirataia, Ipiaú e Região (AGIIR), Cooperativa da Agricultura Familiar da Bahia (Cooafba), Cooperativa Cabruca, Cooperativa Agroindustrial de Cacau e Chocolate (CoperAPC), NIT-UESC, MARS Cacau, RPPN Mãe da Mata.

Comentários