Brasil vende 15 milhões de computadores em 2011 e já é 3º no mercado mundial

O mercado de computadores atingiu a marca de 15,4 milhões de máquinas vendidas em 2011. O número, segundo a IDC Brasil,  ratifica a estimativa de um ano bastante aquecido, principalmente em relação à competição entre os fabricantes. De acordo com o estudo Brazil Quarterly PC Tracker, 55% dos equipamentos são notebooks e netbooks e 45% são desktops. Do total, 70% foram destinados ao segmento doméstico e 30% ao segmento corporativo, que inclui governo e educação. “As compras de PCs do segmento doméstico cresceu aproximadamente 20% em relação ao ano de 2010. Já o corporativo teve crescimento de 10%, desconsiderando governo e educação, que teve queda de 24%”, avaliou Luciano Crippa, gerente de pesquisa da IDC Brasil.
Só no último trimestre foram comercializados 4,2 milhões de computadores: 40,8% desktops e 59,2 notebooks e netbooks. “O quarto trimestre foi bom, porém poderia ter sido ainda melhor não fosse a alta do dólar e dificuldade para a aquisição de HDs, devido às enchentes na Tailândia”, ponderou Crippa, que aponta crescimento de 10% no último trimestre de 2011 em relação ao mesmo período de 2010. O ano consolidou o Brasil na terceira posição do mercado mundial de computadores, atrás somente de China e Estados Unidos.

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