O mercado de computadores atingiu a marca de 15,4 milhões de máquinas
vendidas em 2011. O número, segundo a IDC Brasil, ratifica a estimativa
de um ano bastante aquecido, principalmente em relação à competição
entre os fabricantes. De acordo com o estudo Brazil Quarterly PC
Tracker, 55% dos equipamentos são notebooks e netbooks e 45% são
desktops. Do total, 70% foram destinados ao segmento doméstico e 30% ao
segmento corporativo, que inclui governo e educação. “As compras de PCs
do segmento doméstico cresceu aproximadamente 20% em relação ao ano de
2010. Já o corporativo teve crescimento de 10%, desconsiderando governo e
educação, que teve queda de 24%”, avaliou Luciano Crippa, gerente de
pesquisa da IDC Brasil.
Só no último trimestre foram comercializados 4,2 milhões de
computadores: 40,8% desktops e 59,2 notebooks e netbooks. “O quarto
trimestre foi bom, porém poderia ter sido ainda melhor não fosse a alta
do dólar e dificuldade para a aquisição de HDs, devido às enchentes na
Tailândia”, ponderou Crippa, que aponta crescimento de 10% no último
trimestre de 2011 em relação ao mesmo período de 2010. O ano consolidou o
Brasil na terceira posição do mercado mundial de computadores, atrás
somente de China e Estados Unidos.
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