O mau se acovarda e mente!


Por: Augusto Saraiva (foto)
Espantei-me neste sábado ao fazer a pesquisa diária nos blogs de Ipiaú buscando as informações que me municiam, também para o desenvolvimento do meu trabalho cotidiano. Ao chegar ao Giro, eis que fechou um curto circuito, deu um nó, raciocinei rápido… ainda, felizmente: estou em Ipiaú? Participei da “Audiência Pública” na última sexta-feira, onde a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa fez realizar em nosso município ou foi tudo um filme irreal. Ou a engrenagem motora de impulsão do meu “quengo” detonou?
 Primeiro se falou na “Audiência”: “Ipiaú, no ano de 2011 pode oferecer médico para qualquer patologia e os seus Postos de Saúde têm a capacidade de efetuar a dispensação de quaisquer medicamentos da tensão básica, aplicar curativos e etc.”. Invoco o testemunho dos portadores de doenças crônicas, como: diabete, hipertensão e outras habituais do povo brasileiro para comprovação da verdade. (Este parágrafo é versado na apoplética oração da Senhora Secretária de Saúde, dia 04.11).
 Cheguemos ao “Giro”, está escrito: “O prefeito Deraldino Araújo e a secretária de saúde, Jamine Barros, foram os grandes destaques, pelo show de informação e de conhecimento de causa, na audiência pública de saúde realizada na tarde desta sexta-feira (4), na Câmara Municipal de Ipiaú, evento que contou com a presença dos deputados estaduais Mário Negromonte Júnior e Marcelino Galo, membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia”. (Esqueceram o Presidente da Comissão Deputado José de Arimatéia) e finaliza a tragicômica bajulação: “Os membros da comissão de Saúde da ALB elogiaram o trabalho realizado pelo município na área de saúde, e parabenizaram o prefeito e a secretária de saúde de Ipiaú pelas importantes e esclarecedoras informações prestadas durante o evento”.
Diante de tudo isso, hoje, dia 05.11.11, dia da Cultura, aniversário de Ruy Barbosa, sinto-me no dever de acolher a máxima do “Águia” “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”, não chegaria a esta grandeza, não teria tanto ímpeto para avassaladoramente expressar tão singelamente a imponência da tão sublime inteligência deste baiano ímpar, mas me contentaria copiando dos seus rasgos de gênio, só esta frase me contenta:- “outrora se amilhavam asnos, porcos e galinhas. Hoje em dia há galinheiros, pocilgas e estrebarias oficiais, onde se amilham escritores”.

Comentários