Pular para o conteúdo principal

Sentimento de Deraldino com relação a Mendonça é de MEDO


Analisando o comportamento do prefeito Deraldino Araújo, suas atitudes, reações e fazendo um paralelo histórico com relação ao ex-prefeito José Mendonça, cheguei a conclusão de que o sentimento dele é verdadeiramente de MEDO.

MEDO é um sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça. É exatamente o sentimento de Deraldino em relação a José Mendonça.
Senão vejamos:
Em 2000, José Mendonça foi eleito com 9.067 votos contra 7.253 de Deraldino, uma diferença de 1.814 votos. Foi a primeira derrota!
Em 2004, novamente José Mendonça se elege, desta vez com 10.228 votos, apenas 11 a mais do que Deraldino, que teve 10.217 votos. A eleição foi parar no TRE e mais uma vez Deraldino perdeu. A denúncia que ele fez foi vazia, não houve nenhuma prova de que a eleição teria sido ganha nos bastidores. Mendonça ganhou de novo!
Em 2008, José Mendonça não mais poderia ser candidato e lançou Sandra Lemos, sem ter qualquer laço com a cidade, mesmo se transformando em prefeita com a saída de Mendonça para disputar uma vaga na Câmara. Deraldino conseguiu a prefeitura com 11.020 votos, contra 10.460 de Sandra Lemos, uma diferença de 560 votos.
Nesse mesmo ano, Mendonça foi eleito vereador com 3.448 votos, quatro vezes mais que o segundo colocado, Gazo Brandão, que também foi muito bem votado (927 votos). Proporcionalmente, com 16,5% dos votos, José Mendonça foi o vereador mais bem votados do Brasil, para desespero de Deraldino. Para se ter uma ideia, Heloisa Helena teve em Maceió o maior número de votos em todo o pais na vereança, mas o percentual foi de 7,4%.
Normalmente um prefeito eleito faz maioria na Câmara de Vereadores, mas em Ipiaú, foi Mendonça quem ganhou a eleição na Casa e se transformou em presidente da Câmara.
Eleição para deputado e governador: Deraldino apoia Geddel Vieira Lima (Governo) e os deputados Lúcio Vieira Lima (Federal) e Leur Lomando Jr. (Estadual). Perdeu feio para os candidatos de Mendonça, que apoiou o Governador Jaques Wagner e os deputados Mário Negromonte e Mário Negromonte Jr. Para se ter uma ideia, Geddel perdeu até para Paulo Souto em Ipiaú, mesmo contando com a máquina administrativa de Deraldino. Os candidatos a deputado de Mendonça venceram os do prefeito com grande margem de votos.
Esse ano, mais algumas derrotas: acusado de irregularidades e corrupção, Deraldino Araújo teve as contas rejeitadas com dezenas de pontos considerados ilícitos pelo TCM. Na Câmara de Vereadores, pau de novo: por 6 votos a 3 os vereadores rejeitaram as contas do prefeito e o deixaram inelegível por oito anos.
Poderia citar aqui várias outras derrotas politicas do prefeito Deraldino com relação a José Mendonça, mas o que é mais evidente é que em quase 8 anos de gestão, José Mendonça conseguiu manter uma imagem de honestidade e corrupção zero no poder público, numa relação de transparência nunca vista na cidade, enquanto o prefeito atual vem se atolando num mar de lama, de denúncias de corrupção, de ilicitudes e irregularidades. Todas as denúncias que chegaram ao TCM foram julgadas procedentes.
Estamos vendo o vereador José Mendonça a passos largos para fazer o próximo prefeito de Ipiaú, se não for ele mesmo, enquanto a cidade tem a pior gestão de sua história. Quem viver verá!
Por Marcio Martins

Comentários