por James Martins
Um comercial protagonizado pela modelo Gisele Bündchen, da marca de lingeries Hope, pode ser retirado do ar pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O pedido foi encaminhado pela Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal. A peça publicitária ‘Hope ensina’, mostra a top model ensinando a "melhor maneira" de contar más notícias ao marido. Ela aparece usando roupas normais para falar, por exemplo, que bateu o carro: o que é considerado "errado". Em seguida, surge a forma "correta": a modelo repete a notícia, só de lingerie. "Você é brasileira, use seu charme", conclui a peça publicitária, que está no ar desde o último dia 20. A secretaria afirmou que recebeu, por meio da ouvidoria, diversas manifestações de indignação contra a peça. Foram enviados dois ofícios, um ao Conar, pedindo a suspensão da propaganda, e outro ao diretor da Hope Lingerie, Sylvio Korytowski, manifestando repúdio. Para a secretaria, "a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grandes avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas". A pasta também diz acreditar que o comercial reforça a discriminação contra a mulher, o que infringe a Constituição Federal.
Comentários
Postar um comentário