TCM multa prefeito de Ipiaú em R$ 2.000,00

O prefeito de Ipiaú, Deraldino Araújo, foi multado em R$ 2.000,00 pelo Tribunal de Contas dos Municípios em julgamento realizado na tarde desta quinta-feira (12/05).

A denúncia foi feita pelo vereador José Mendonça, que verificou nas despesas datadas de dezembro/2009 o pagamento de abono salarial a cada professor do município como forma de cumprir a exigência legal de aplicar 60% dos recursos do FUNDEB na remuneração dos profissionais do magistério. O TCM constatou que os pagamentos foram ilegais por não haver lei que autorizasse tal beneficio.
Imaginem que o prefeito Deraldino Araújo anda alardeando nos bastidores que o TCM vai reconsiderar suas contas rejeitadas do periodo de 2009. Isso pode até acontecer, caso o TCM acate a defesa dos advogados do prefeito. Mas se isso não for possível tendo em vista o número enorme de irregularidades constatadas e que levaram a rejeição no primeiro julgamento, haverá a manutenção da rejeição.
Por outro lado, a multa aplicada nesta quinta-feira demonstra que o prefeito deve estar aplicando muito mal o dinheiro numa assessoria juridica ou administrativa que permite pagamentos ilegais na prefeitura de Ipiaú, como foi o caso.

Comentários