NET PRINCIPAL FONTE DE INFORMAÇÃO

A internet já se consolidou como a principal fonte de informação diária para os executivos brasileiros, superando os jornais. E sua credibilidade cresceu entre os tomadores de decisão nos últimos dois anos, o que mostra um amadurecimento dos sites como veículo de comunicação no país.De acordo com a pesquisa “Impacto das Mídias”, realizada pelo Instituto Máquina de Notícias, 81,2% dos executivos acompanham diariamente o noticiário em sites, bem como blogs e agências de notícias. O índice de frequência é o mais alto entre todos os meios de comunicação, que incluem jornais, revistas, TV, rádio e mídias socais. Em segundo lugar, ficaram os diários impressos e, em terceiro, os canais de TV. Dos entrevistados, 60% disseram que se informam diariamente por meio dos jornais e 52% pela TV.
Se somados os que buscam informações diariamente e também com frequência, o índice sobe para 96,5% em sites, blogs e agências de notícias. O instituto ouviu 262 tomadores de opinião de 94 empresas, entre executivos, gerentes, diretores, presidentes e vice-presidentes.
Os entrevistados também confiam mais naquilo que leem e veem na internet. Numa escala de um a cinco, os sites, blogs e agências receberam nota 3,2 no quesito credibilidade. A avaliação foi superior à pontuação obtida em uma pesquisa realizada em 2008 pelo instituto Máquina de Notícias, quando os meios digitais receberam nota 3,0 em índice de confiança.
A pesquisa “Impacto das Mídias” coloca ainda o blog do jornalista Guilherme Barros, colunista do iG, entre os três mais influentes do país. Os notebooks também estão ganhando adeptos e já superam a TV e os computadores de mesa como a forma mais utilizada de acesso a informações. Os computadores pessoais já são usados por 55,7% dos executivos para o acompanhamento de notícias.

Comentários