Canteiro de obras do lote1 fica localizado em Barra do Rocha. |
A construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), uma das
maiores obras de infraestrutura e logística em andamento no país,
apresenta evolução física avançada em trechos importantes do traçado em
território baiano. Conforme o cronograma, as primeiras etapas (lotes 2, 3
e 4) serão entregues no final de 2014. Com a retomada do lote 1,
extensão e 125km e que passa pelos municípios de Itagibá, Gongogi,
Aurelino Leal, Uruçuca e Ilhéus, e início das obras nos lotes 5 e 5A
ainda neste mês, a previsão é que os trabalhos sejam acelerados para a
conclusão no prazo, que vai até 2015. O canteiro de obras do Lote 1 fica
localizado no município de Barra do Rocha. Com a retomada dos serviços,
centenas de vagas de emprego devem ser preenchidas. Com 1527
quilômetros de extensão, a ferrovia vai ligar Figueirópolis, no estado
do Tocantins, ao Porto Sul, no município baiano de Ilhéus. A intervenção
deve funcionar em 2016, contando com apoio do Governo do Estado e
investimentos do governo federal estimados em R$ 6 bilhões. A assinatura
dos contratos entre o Ministério dos Transportes e os consórcios
construtores, firmada no início do mês, autorizou a retomada nas obras
na região de Ilhéus, onde a Fiol se integrará ao Porto Sul. O contrato
no valor de R$ 608 milhões tem prazo de conclusão de 22 meses.
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